Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Ambiental – Avaliação ambiente de fornecedores G4-EN32

Código do Indicador

G4-EN32 Relate o percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais.

Pacto Global: 7, 8, 9

Tema material relacionado

Gestão de fornecedores

DMA (disclosure management approach)

Os critérios ambientais são estabelecidos nas especificações técnicas, termos de referência e documentos similares, com as obrigações ao fornecedor contratado. São relacionados dependendo da contratação para: (a) destinação final de resíduos sólidos gerados em obras e serviços de engenharia; (b) logística reversa de pneus, cartuchos de impressora e lâmpadas inservíveis; (c) transporte e destinação final de resíduos de poda; (d) manejo de herbicidas nas contratações de limpeza, conservação e jardinagem; (e) descarte de resíduos contaminados com ascarel, exigindo a observância das normas ambientais nas atividades de manipulação, fragmentação, descontaminação, incineração e deposição das cinzas geradas na incineração dos resíduos líquidos e sólidos não recicláveis em aterros industriais para resíduos classe I – Perigosos, inerentes a todos os resíduos de PCB (ascarel); (f) obtenção das Autorizações para Transporte de Resíduos – ATR, conforme Decreto Federal nº 96.044/88; (g) gestão dos aspectos ambientais das obras e serviços de engenharia em linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, que compreendem desde o manejo da camada de solo superficial correspondente à camada fértil movimentada nos serviços de terraplenagem, passando pela recuperação de áreas eventualmente degradadas pelas atividades de construção, até a exigência do fornecedor contratado em proporcionar treinamento aos seus empregados sobre meio ambiente e educação ambiental.

Tema material relacionado

Por realizar suas aquisições por meio de licitações e obedecer legislação específica, a Companhia não seleciona a proposta mais vantajosa somente por critérios ambientais, embora sejam considerados nas especificações técnicas.

O processo de contratação de fornecedores da Chesf segue, obrigatoriamente, a legislação. Desta forma, a adoção de critérios ambientais não se dá como condicionante para a fase de habilitação de fornecedores. A única exceção se refere a exigência da apresentação de uma declaração pelo fornecedor de que este não sofreu sanção restritiva de direito decorrente de infração administrativa ambiental, nos termos do art. 72, § 8º, inciso V, da Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais.

Localização