Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Ambiental – Energia G4-EN3

Código do Indicador

G4-EN3
a. Relate o consumo total de combustíveis oriundos de fontes não renováveis em joules ou seus múltiplos, inclusive os tipos de combustíveis usados.
b. Relate o consumo total de combustíveis oriundos de fontes renováveis em joules ou seus múltiplos, inclusive os tipos de combustíveis usados.
c. Relate, em joules, watts-horas ou múltiplos, o total do seguinte:
– Consumo de eletricidade
– Consumo de aquecimento
– Consumo de refrigeração
– Consumo de vapor
d. Relate, em joules, watts-horas ou múltiplos, o total do seguinte:
– Energia elétrica vendida
– Aquecimento vendido
– Refrigeração vendida
– Vapor vendido
e. Relate o consumo total de energia em joules ou seus múltiplos.
f. Relate as normas, metodologias e premissas adotadas.
g. Relate a fonte dos fatores de conversão usados.
Pacto Global: 7, 8, 9

Tema material relacionado

Inovação, Diversificação, P&D

DMA (disclosure management approach)

A Chesf busca, constantemente, aprimorar a gestão de consumo direto de combustível. A Companhia tem adotado melhorias em seus procedimentos que visam a gestão mais eficaz, contribuindo, assim, para significativas mudanças nos padrões de consumo.

As melhorias nas ações técnicas e operacionais estão voltadas para a eficiência de processos e para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O contínuo trabalho de controle de rotas (por meio do uso de ferramentas de georeferenciamento), de horas de operação, do nível de otimização do funcionamento e do uso mais eficaz dos equipamentos, em seu melhor ponto de operação.

O parque de equipamentos também passa por melhorias constantes, seja por ações de manutenção preventiva, de atualização tecnológica de equipamentos existentes ou de substituição de equipamentos por modelos mais eficazes e com menores níveis de emissões de GEE, por hora de operação e/ou quilômetro rodado e segundo a Tabela de Consumo/Eficiência Energética de Veículos Automotores.

Tema material relacionado

Foram utilizados fatores de conversão, densidades e poderes caloríficos inferiores em valores médios do ano de 2015, divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Essas informações podem ser obtidas no site da ANP: www.anp.gov.br.

Localização