Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Ambiental – Energia G4-EN6

Código do Indicador

a. Relate o volume das reduções de consumo de energia obtidas diretamente em decorrência de melhorias na conservação e eficiência, em joules ou seus múltiplos.
b. Relate os tipos de energia incluídos nas reduções: combustível, energia elétrica, aquecimento, refrigeração e vapor.
c. Relate a base usada para o cálculo das reduções do consumo de energia, como ano de referência ou linha de base, e as razões para a sua escolha.
d. Relate as normas, metodologias e premissas adotadas.
Pacto Global: 7, 8, 9

Tema material relacionado

Inovação, Diversificação, P&D

DMA (disclosure management approach)

Nos projetos de eficiência energética, a Chesf verifica as reduções obtidas baseadas em alguns dos conceitos do Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance, que conceitua definições e opções para determinar ações de economia de energia. Para o cálculo da redução do consumo de combustíveis não renováveis, a Companhia considerou: diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina comum e querosene de aviação. Já para o cálculo da redução do consumo de combustíveis renováveis foram utilizados: biodiesel e etanol.

Tema material relacionado

Em 2016, a Chesf registrou uma redução de 14.390 GJ no consumo de eletricidade e 38.624 GJ no consumo total de energia. O total de energia economizada como resultado de iniciativas de eficiência energética e conservação foi de 6,4 MWh.

No mesmo ano, a Companhia executou um projeto de eficiência energética que foi a implantação de um Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico de 32kW, conectada à rede de energia elétrica no almoxarifado da unidade de Abreu e Lima. O Sistema, composto por 252 módulos fotovoltaicos, ocupando uma área de aproximadamente 700m², é ligado ao sistema de distribuição interno de 13,8kV do almoxarifado e, consequentemente, ao sistema de distribuição da concessionária. O projeto visa a redução de consumo de energia elétrica junto à concessionária por meio de compensação energética, injetando a média de 5,11 MWh/mês de energia elétrica, o que proporciona até 12% de redução no consumo total.

Localização