Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Ambiental – Produtos e serviços G4-EN27

Código do Indicador

G4-EN27 Relate sobre a extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços.
a. Relate quantitativamente até que ponto os impactos ambientais causados por produtos e serviços foram mitigados no decorrer do período coberto pelo relatório.
b. Se valores relacionados ao uso forem utilizados, relate os pressupostos relacionados aos padrões de consumo ou fatores de normalização adotados.

Pacto Global: 7, 8, 9

Tema material relacionado

Inovação, Diversificação, P&D

DMA (disclosure management approach)

A Chesf adota a Política Ambiental das Empresas Eletrobras, a qual estabelece que, dentre os seus princípios, a Companhia deve estar em conformidade com as políticas públicas, com os marcos legais e regulatórios pertinentes, bem como com os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Adicionalmente, como uma das diretrizes de sua Política Ambiental, a Companhia deve considerar, no desenvolvimento de suas atividades, as especificidades dos ecossistemas e das comunidades locais nas articulações das ações e programas ambientais.

Os impactos significativos dos empreendimentos são, geralmente, estabelecidos por ocasião da implantação dos empreendimentos. No entanto, em sua maioria são mitigados na mesma ocasião por meio de uma série de programas, estabelecidos pelo Licenciamento Ambiental ou por iniciativa empresarial, tais como: Recuperação de Áreas Degradadas, Programa de Indenizações, Controle de Tráfego e de Emissões de Particulados, Reposição Florestal, Educação e Comunicação Social, entre outros. No caso das usinas hidrelétricas, como forma de minimizar os impactos, a Chesf mantém uma estação de piscicultura para repovoamento do rio e dos reservatórios e desenvolve programas de monitoramento dos ecossistemas aquáticos. Para recuperação de matas ciliares e outras áreas degradadas, a Companhia mantém um viveiro florestal para produção e distribuição de mudas nativas da região. Geralmente, a operação dos empreendimentos não traz impactos negativos adicionais, considerando que a operação e a manutenção dos equipamentos são realizadas na área do próprio empreendimento, como no caso das usinas e subestações. Para as linhas de transmissão, inspeções periódicas são realizadas na área da faixa de servidão.

Tema material relacionado

No ano de 2016, os empreendimentos de transmissão em construção estavam localizados, em sua maioria, em áreas rurais, onde a população é reduzida. No atual ciclo do relatório, a implantação de empreendimentos de transmissão não produziu impacto ambiental significativo.

É importante salientar que os programas de mitigação, determinados pelo licenciamento ambiental, são desenvolvidos durante o período de implantação dos empreendimentos.

Quanto aos empreendimentos de geração, a construção dos parques eólicos de Casa Nova II e III, na Bahia, teve seu início em 2016 e os programas de mitigação dos impactos estão sendo desenvolvidos durante o período de implantação dos empreendimentos.

Localização