Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Ambiental – Transportes G4-EN30

Código do Indicador

G4-EN30 Relate sobre os impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte de seus empregados.
a. Relate os impactos ambientais significativos decorrentes do transporte de produtos e outros bens e materiais usados nas operações da organização, bem como do transporte de seus empregados. Se não forem fornecidos dados quantitativos, informe a razão.
b. Relate como os impactos ambientais decorrentes do transporte de produtos, da força de trabalho da organização e de outros bens e materiais são mitigados.
c. Relate os critérios e a metodologia usados para determinar quais impactos ambientais são significativos.

Pacto Global: 7, 8, 9

Tema material relacionado

Transportes

DMA (disclosure management approach)

A Chesf dispõe de estrutura organizacional que trata do gerenciamento de transportes na Companhia. A estrutura é responsável por planejar, acompanhar e controlar a execução dos processos de transporte; prospectar e implantar novas tecnologias que possibilitem a sua otimização; e também gerir os processos de monitoramento de veículos, combustível e manutenção da frota Chesf. Atualmente, a Companhia contrata um serviço terceirizado que realiza o acompanhamento eletrônico de consumo de combustíveis da frota terrestre. Tal acompanhamento permite o tratamento adequado de desvios de consumo, de forma a reduzir os custos e, consequentemente, os impactos ambientais decorrentes do transporte.

Adicionalmente, a Chesf realiza o preenchimento de indicadores de consumo de combustíveis no Banco de Dados BD-IGS. Os dados que estão inseridos no Inventário de Gases de Efeito Estufa – elaborado em conjunto com as demais empresas Eletrobras no âmbito do SCMA/GT3 –, leva em consideração o consumo de combustíveis de sua frota e outros meios de transporte de colaboradores. O Inventário de GEE segue a metodologia do IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol 3 (WRI, 2004), tendo como limite organizacional as empresas nas quais a ELB detém o controle operacional.

Tema material relacionado

O impacto ambiental significativo consiste na emissão de gases provenientes do uso de combustíveis fósseis. Os demais itens poluidores oriundos do uso de transportes já vêm sendo mitigados pela Companhia, a partir da realização do descarte ambientalmente adequado de pneus inservíveis, baterias e óleo lubrificante. Vide maiores detalhes da informação no Capítulo “Responsabilidade com o Meio Ambiente”, subcapítulo “Emissões”.

A Chesf racionaliza o uso dos veículos a partir do estabelecimento de programações de viagens, otimizando o roteiro e a quantidade de materiais, bens e pessoas de forma a reduzir o uso, além disso utiliza etanol para abastecimento de sua frota de veículos “flex”. Outro fator importante de mitigação é a manutenção preventiva realizada na frota de veículos que contribui com a redução dos impactos ambientais decorrentes do transporte. Adicionalmente, a Chesf tem como prática a renovação dos veículos da sua frota terrestre, agregando veículos com tecnologias mais modernas e eficientes que contribuem com menor impacto ambiental.

Localização