Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Social – Sociedade (Combate à corrupção) G4-SO4

Código do Indicador

G4-SO4 Relate sobre comunicação e treinamento em políticas e procedimentos de combate à corrupção adotados pela organização.
a. Relate o número total e percentual de membros do órgão de governança aos quais foram comunicadas as políticas e procedimentos anticorrupção adotados pela organização, discriminados por região.
b. Relate o número total e percentual de empregados aos quais foram comunicadas as políticas e procedimentos anticorrupção adotados pela organização, discriminados por categoria funcional e região.
c. Relate o número total e percentual de parceiros comerciais aos quais foram comunicadas as políticas e procedimentos anticorrupção adotados pela organização, discriminados por tipo de parceiro e região.
d. Relate o número total e percentual de membros do órgão de governança que receberam treinamento no combate à corrupção, discriminados por região.
e. Relate o número total e percentual de empregados que receberam treinamento no combate à corrupção, discriminados por categoria funcional e região.
Pacto Global: 10

Tema material relacionado

Corrupção e gestão da ética

DMA (disclosure management approach)

O Programa Anticorrupção das Empresas Eletrobras foi lançado na Chesf em 2015, Desde então, diversas ações têm sido implementadas para sua estruturação e consolidação, incluindo treinamentos e informativos internos para divulgação do programa. A maior parte dos treinamentos foi concentrada em 2015, no lançamento do programa, para públicos específicos como a alta administração (diretores e conselheiros) e grupos de gestores.

Tema material relacionado
 

Em 2016, houve uma ação de treinamento sobre o tema para o corpo gerencial e novos empregados, a continuidade de reportes e atualizações do programa para a alta administração. Também houve a preparação para lançamento de um curso online para todos os empregados, elaborado pela Holding, ao longo de 2016, com a contribuição das empresas Eletrobras.

 

O treinamento online sobre ética e integridade foi divulgado na Chesf em dezembro/2016, como parte do lançamento do Programa Eletrobras 5 Dimensões, que representa um aprimoramento do Programa Anticorrupção, fortalecendo as ações de integridade na Companhia. O treinamento foi disponibilizado para todos os empregados, com o objetivo de ampliar a abrangência do público interno a ser alcançado com o conhecimento sobre as leis anticorrupção e os princípios e condutas de integridade que fazem parte das políticas da Companhia. O curso deve ser finalizado pelos empregados em 2017, quando será apurado o percentual total de realização.

 

Número total de membros do órgão de governança que foram comunicados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção da organização

 

2015

15 (100%)

 

2016

13 (100%)

 

Número total de empregados que foram comunicados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção da organização

 

2015

4.563 (100%)

 

2016

4.547 (100%)

 

Número total de parceiros comerciais que foram comunicados sobre as políticas e procedimentos anticorrupção da organização

 

2015

86 (9,5%)

 

2016

95 (49%)

Obs.: Foram considerados os 95 fornecedores que tiveram contratos firmados a partir de julho de 2016, quando foram inseridas cláusulas referente a políticas e procedimentos anticorrupção em todos os contratos.

 

Número total de membros do órgão de governança que receberam treinamento no combate à corrupção

 

2015

13 (100%)

 

2016

0

 

Número total de empregados que receberam treinamento no combate à corrupção

 

2015

183 (4%)

 

2016

117 (2,5%)

Localização