Relatório Anual e
de Sustentabilidade

Dimensão Social – Sociedade (Combate à corrupção) G4-SO5

Código do Indicador

G4-SO5 Relate sobre os casos confirmados de corrupção e medidas tomadas.
a. Relate o número total e a natureza dos casos confirmados de corrupção.
b. Relate o número total de casos confirmados em que empregados foram demitidos ou punidos por corrupção.
c. Relate o número total de casos confirmados em que contratos com parceiros comerciais foram rescindidos ou não renovados em decorrência de violações relacionadas à corrupção.
d. Relate quaisquer processos judiciais públicos relacionados à corrupção movidos contra a organização ou seus empregados no período coberto pelo relatório e o resultado desses processos.
Pacto Global: 10

Tema material relacionado

Corrupção e gestão da ética

DMA (disclosure management approach)

A Chesf dispõe de uma canal de denúncias, administrado pela Ouvidoria e disponível para os públicos interno e externo, pelo qual podem ser recebidas denúncias relativas ao tema de fraude e corrupção. Tais denúncias são encaminhadas para a área de Compliance, responsável por avaliar a necessidade da criação de uma Comissão Executiva de Correção, cujas atribuições e responsabilidades estão previstas no Manual de Compliance da Companhia. Ao término do trabalho de investigação dos fatos, está prevista a emissão de relatório pela Comissão de Correção, enviado à Gerência de Compliance, para os encaminhamentos e providências cabíveis junto às instâncias competentes.

Adicionalmente, a Auditoria Interna da Chesf realiza trabalhos de auditoria junto às unidades organizacionais, conforme seu planejamento anual, para verificar possíveis ocorrências de fraude ou corrupção. Nesses casos, como em qualquer outro trabalho da Auditoria Interna, os resultados são registrados em Relatório de Auditoria e apresentados à Presidência da Chesf para adoção das medidas cabíveis, além de serem encaminhados ao Conselho Fiscal da Companhia e também à Controladoria-Geral da União (CGU).

Tema material relacionado

Em 2016, não houve registro de casos corrupção.

Localização