Relatório Anual e
de Sustentabilidade

G4-2 G4-35 G4-36 G4-37 G4-38 G4-39 G4-40 G4-42 G4-43 G4-44 G4-45 G4-46 G4-49 G4-52 G4-53 G4-54 G4-55 G4-56 G4-57 G4-EC6 G4-HR12 G4-LA12 G4-LA16 G4-SO11

Canais de Relacionamento

O respeito às pessoas está explícito nos valores organizacionais da Chesf e fica evidente por meio do trabalho da Ouvidoria, um mecanismo de gestão que tem como finalidade aproximar a Companhia de seus públicos de relacionamento. De forma isenta, as atribuições da Ouvidoria consistem em orientar, transmitir informações e contribuir com a melhoria contínua dos processos de trabalho da Companhia, em consonância à legislação vigente, sendo transparente e ética.

Na Chesf, a gestão do Sistema de Informação do Cidadão (SIC) também é uma atribuição da Ouvidoria. Por meio do SIC, são recebidas demandas de informações de interesse particular ou coletivo e a gestão adequada desse sistema garante à Companhia o cumprimento à Lei de Acesso a Informação, nº 12.527/2011, vigente desde 2012.

Ainda existem outros canais de relacionamento pelos quais os stakeholders podem demandar informações da Companhia, tais como: Central de Atendimento a Fornecedores (CAF), Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), dentre outros. O contato com áreas específicas da Chesf também pode ser feito pelo Portal Corporativo, dentre os quais se destaca um telefone 0800 para tratar de Queimadas e Meio Ambiente. Todos esses canais podem direcionar questionamentos às diversas áreas e instâncias hierárquicas, inclusive ao Conselho de Administração.

O contato com a Ouvidoria e demais canais de relacionamento pode ser feito pelo e-mail ouvidoria@chesf.gov.br ou pelo portal Fale Conosco www.chesf.gov.br/page/ faleconosco

 

Manifestações

Em 2016, a Companhia registrou 842 demandas em seus canais de comunicação, sendo 786 manifestações postadas na Ouvidoria e 56 pedidos de informações direcionados ao SIC. O prazo de resposta às demandas do SIC é de 20 dias, prorrogável por mais 10 dias. Em 2016, todas as manifestações foram atendidas no prazo.

 

As demandas são classificadas por temas como Denúncia, E-mail SIC, Elogio, Reclamação, Solicitação, SIC, Sugestão e Outros. Dentro dos temas apresentados, encontram-se assuntos relacionados a queixas sobre práticas trabalhistas. Em 2016, foram protocoladas 230 demandas sobre essa questão, sendo que quatro foram canceladas e 217 tiveram as tratativas pertinentes.

Assuntos relacionados a impactos na sociedade em 2016 também estão representados no gráfico ao lado. No total, foram registradas 163 demandas, sendo 128 solucionadas.

Para informações complementares, consultar o conteúdo Anexo deste relatório em chesf.gov.br > Sustentabilidade