Relatório Anual e
de Sustentabilidade

G4-2

Gestão de Riscos

Seguindo as diretrizes da Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras, a Chesf definiu uma Matriz de Riscos que considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais, e demonstra os principais riscos a que a Companhia está exposta, com base na metodologia COSO ERM e COSO 2013 e nas normas ABNT NBR ISO 31000:2009 e ABNT ISO GUIA 73:2009.

O Comitê de Riscos é responsável por priorizar os riscos que serão analisados, definir as tratativas de mitigação e monitorar os resultados, mediante aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração.

Com relação aos controles internos, anualmente a Chesf participa do processo de Certificação SOX para garantir a conformidade aos requisitos da lei norte-americana SarbanesOxley. A certificação envolve as etapas de revisão anual da documentação referente aos processos de negócios e de governança previamente definidos no escopo e testes de eficácia dos controles internos, realizados tanto pela administração, sob responsabilidade da Auditoria Interna da Chesf, quanto pelo auditor independente.

Todas as empresas do grupo precisam ser certificadas para que a Eletrobras mantenha a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE).